domingo, 19 de junho de 2016

Ervilha

Meu coração é uma ervilha
Um buteco com eco, vazio
O banheiro do teco, lotado
Meu coração é horrível,
Mas tudo tem sua beleza,
Então, meu coração é lindo
E meu colesterol está sen-sa-ci-o-nal

Meu coração vale quanto pesa
Duas toneladas de amor e ódio (mais amor do que ódio)
Meu coração é um elefante branco

Muita saúde pra dar e vender
E estou dando e vendendo (quem pagar mais leva)
Pra fazer aquela grana extra
E pagar minhas conta (e outras parada)

Pois aqui alguns sorrisos são grátis, mas outros custam muito caro
Pois por aqui tudo tem seu preço e tudo tem seu valor

Meu coração é marginal
Meu coração é anti-herói
Meio entre o bem e o mal
Mais destrói do que constrói

Meu coração é ruim da cabeça e doente do pé
Mas adora sambar (todo duro e desengonçado) na cara do perigo

Meu coração é uma favela
Sem saneamento básico (esgoto a céu aberto)
Meu coração é um cinzeiro
Que esqueceram de limpar (fim de festa é foda)

Meu coração é sem querer querendo
Meu coração é o RJ no inverno (e com chuva)
Meu coração é a Sibéria 

Meu coração é uma ervilha
A soneca do domingo à tarte
A tristeza do domingo à noite
A preguiça da segunda de manhã
A lascívia da sexta feira de noite
Meu coração é presente de grego 
Mas dá pra trocar sem nota fiscal


segunda-feira, 6 de junho de 2016

O abraço mais quente



Carta gentil de um viajante perdido aos viajantes perdidos que se interessar possam:


Até que ponto o certo ainda faz sentido e o errado é realmente um erro? Tudo se confunde, as linhas são tênues (porém pesadas) como rugas no rosto de alguém notando as marcas do tempo. Quem olha de baixo pode enxergar deus. Quem olha de cima, talvez veja o demônio. Olhando de frente, se olha nos olhos (quando ainda se consegue olhar nos olhos). É tudo simples questão de ponto de vista. Quando a zona de conforto se torna a maior zona às vezes se deixa escapar muita coisa. E às vezes escapar pode ser a melhor solução. 
A eterna busca por algo que não se sabe exatamente o que é, mas ainda assim, busca-se. O inalcançável destino. Aquilo que você nasceu para ser e fazer. Ou vai ver você só nasceu para morrer. Não somos assim tão especiais e únicos, afinal de contas, existe sangue e sonhos em todo lugar. Em cada esquina existem corações tão nobres quanto os nossos. Todo mundo é bom. Todo mundo é horrível. E o destino final às vezes obscurece toda a jornada.
Em busca da felicidade a gente é capaz de fazer coisas que nunca imaginou. Coisas maravilhosas e coisas horrorosas, também. A gente fere e se fere. A gente cresce e diminui. Como a lua no céu. Errar é humano...somos nossos erros. Às vezes nossos erros tem os olhos mais bonitos da face da Terra. Às vezes nossos erros podem fazer alguém morrer de sede, de fome, ou só morrer de tristeza. Uma vez na vida e outra na morte, nossos erros podem nos fazer até ganhar milhões. Ainda assim são erros. Mas tudo floresce: "nada se perde, tudo se aproveita".
Ouse dar a cara a tapa, simplesmente ouse. E use. Abuse com moderação, que todo remédio em demasia se torna veneno. Tenha em mente que também será usado, e aprenda a degustar e entender isso. Não se esqueça que você é passageiro (como tudo nessa vida). Mas seja um bom passageiro e não seja muito espaçoso. Se suje e se lambuze, mas não esqueça de limpar sua sujeira. Nem se esqueça de descansar e olhar a paisagem, também.

Tenha em mente que por maior que seja sua solidão, você nunca está de fato sozinho e suas palavras e ações afetam outras pessoas também, o que é dito e feito nunca poderá ser desfeito. 
Lembre-se, novamente, que "em cada esquina existem corações tão nobres quanto os nossos", você não é melhor que ninguém.  Pense bem antes de fazer ou falar merda. Pense ainda mais antes de fazer algo bom, pois nem sempre nossa visão daquilo que é correto está realmente certa e seu bem pode fazer mal a terceiros. Tenha em mente que as vezes é melhor ir à 10 por hora do que à 1000, tem coisa que devagarzinho é muito mais gostoso, e disso todo mundo já deve saber. Lembre-se, ainda, que não existe verdade absoluta. Aprenda  a ouvir e aceitar que a verdade pode ter diferentes lados e que você não é perfeito e não estará certo o tempo inteiro. 

Saiba enxergar além do próprio nariz. Saiba, também, enxergar além do que os olhos vêem. Lembre-se que as fotos que você tirar com os olhos (e ouvidos e boca e coração) sempre serão infinitamente melhores que as da sua câmera. Esqueça um pouco o celular, quem quiser falar com você sempre dará um jeito de te encontrar, o resto é desnecessário. 

Não perca tempo reclamando, dê um jeito de solucionar os problemas e se esforce por isso, coloque seu coração em tudo que fizer. Não culpe os outros pelos seus problemas, saiba assumir a responsabilidade das coisas. Não alugue o ouvido dos outros se sua opinião não for requisitada. Não perca tempo sentindo raiva porque algo não foi como você esperava, o mundo não gira em torno de você e a vida é curta demais pra viver infeliz. Se cair, levante, e não esqueça que o tempo não para para esperar você se recuperar. Não apresse as coisas nem force alguém a fazer algo que não deseja, teu sorriso nunca vai ser pleno se fizer alguém chorar.

Conquiste o que é seu com suas próprias mãos, você dará muito mais valor ao que tem quando souber o esforço necessário para conseguir. Ame seus pais por mais que vocês não se dêem tão bem assim, eles matariam e morreriam por você. Quando eles morrerem você vai sentir saudade e talvez se arrependa por não ter dado aquele abraço ou relevado algumas bobeiras. Saiba entender e perdoar os erros de quem te ama e procure não errar com quem você ama. Dê valor para quem te dá valor mas evite se depcionar: não espere absolutamente nada dos outros, ninguém é obrigado a fazer ou oferecer nada a ninguém. 

Abandone seu medo de ser feliz. Mas abandone também seu medo de ficar triste. Tenha em mente que em algum momento você também poderá ser abandonado. E seja um bom aluno para aprender essa lição valiosa que a melhor faculdade não vai te ensinar. Evite se machucar, mas aprenda a ser grato pelas suas cicatrizes e tudo que aprendeu. Sempre ponha sua felicidade em primeiro lugar, mas tente não ferir os outros no processo. Descubra que sua melhor companhia sempre vai ser você mesmo. 

Leve apenas o necessário, você não precisa de tanto peso assim. Arrependimentos e ressentimentos pesam demais na bagagem de mão, uma escova de dentes já é mais que o suficiente. Escove os dentes. Viva o agora, deixe o amanhã para amanhã: Memento Mori. Não faça tanta questão de  perdões concedidos ou ganhos. A melhor forma de se livrar da culpa é abraçar-se ao pecado. O abraço mais quente. Reconfortante. Ninguém é inocente. 

Por último, tenha em mente que o caminho é muito mais importante que o destino. Você nasceu para ser e fazer tudo aquilo que dessejar ser e fazer. Não deixe que ninguém te limite e transforme teu mar em represa. Nunca deixe de procurar. Nunca deixe de errar. 

Foi o que aprendi nesses anos de viagem. Não tome nada disso como verdade, mas saiba respeitar a verdade dos outros. Espero que tenha alguma utilidade.

Boa viagem. 

PS: Não existe abrigo no meio do nada. Um brinde ao relento.



sexta-feira, 3 de junho de 2016

Aqui

Aqui
Onde as pedras no caminho
São o caminho das pedras
Onde o veneno vira soro
E o sangue não coagula

Aqui
Onde a lei é o desejo
O vício versa e vice-versa
Onde achados e perdidos
Se perdem e se encontram

Aqui
Onde até nada já é alguma coisa
Faz um friozinho gostoso
E o silêncio grita

Aqui 
Em mares de águas turvas
As pequenas alegrias 
Fazem a maior felicidade

Aqui
No olho do furacão
Encontrei o meu lugar
E fiz meu ninho