domingo, 15 de março de 2009

Dia 15 de março,dia do consumidor.Parabéns,queridos.Parabéns,mim.Viva à portabilidade,viva à propaganda e viva à todo o seu valor como número nas estatisticas comerciais das grandes empresas e dos pequenos negócios.

Comprar e comprar,objetos bonitos e caros,que muitas vezes nem sabemos para que servem.Somos tolos ou o quê?Só não vendem felicidade ainda.Claustrofobicamente cercados por porpagandas,de todos os lados somos induzidos e de certa forma obrigados a comprar,a adquirir,propaganda é a alma do negócio.Que não tem alma.Muitos caem de cabeça nesse universo tão vazio quanto qualquer outro,e muitos ainda tentam fugir.Talvez não tenham percebido ainda que o capitalismo a cada dia mais se torna NÓS.

Há os jovens revolucionários que fazem fabulosos boicotes contra as grandes multinacionais,que deixam de tomar Coca-Cola pra beber Guaraná nacional,mas usam sistema operacional Windows,fazem seus trabalhos no computador e usam o Word para escrever seus textos revolucionários e atualizarem seus blógues engajados.

E até os boicotes mais-super-engajados tornam-se uma grande piada.É lindo a forma como o capitalismo consegue ser maior que tudo e todos,e isso é um elogio.Onipresente,onisciente,como diria Mano Brown;"Deus é uma nota de cem."E por todos os lados e de todas as formas possíveis,o tal deus nos induz a comprar,a gastar,a adquirir.

Todo produto e toda arte tem seu preço.E aliada à vontade de fazer dinheiro,está a vontade de possuir bens.E entra a questão da tão abomidada pirataria.E a nobre senhora decide comprar uma bolsa de couro de crocodilo,mas nã otem dinheiro o suficiente para tal,e recorre à bolsa de couro sintético e de má qualidade que de sesfará com o tempo.Mas ela terá a bolsa desejada.

Há também os que não podem pagar por arte de qualidade,ou ainda os que não desejam,e com razão;os preços abusivos desestimulam a vontade de adquirir cultura e consequentemente baixam as vendas,o que consequentemente faz os preços subirem,de outra forma,as grandes empresas faliriam.É um tanto contraditório baixar músicas ou livros e comprar filmes piratas por exemplo.Mas de que outra forma seria espalhada a cultura ou o pensamento dentre os que não possuem condições financeiras suficientemente "boas"?Pelo menos a intenção,a arte e a cultura estão sendo espalhados,há um lado positivo,pois arte deveria ser livre,para todos.

Ainda assim,é o mesmo que piratear uma bolsa inutil da Gucci ou um óculos idiota Ray Ban.E o que fazer?São as alternativas que muitos temos,e como sempre procuramos pelo melhor...

E mesmo Karl Marx seria consumidor de Coca-Cola se estivesse vivo.Ninguém escapa,ninguém consegue.Aparentemente,tudo e todos tem um preço.Quanto vale sua vida?Um cheque sem fundo talvez.Alguns trocados.Quem compra o que?Quem compra quem?O mundo é grande e colorido como um shopping center,coisas lindas e caras,escravos sorrindo e muito dinheiro.Só passeia no shopping quem não tem dinheiro.E provavelmente são esses que sustentam as fábricas de sorvete.

4 comentários:

Madame Morte disse...

Texto longo pra caralho,se você conseguiu chegar até o fim sem se entediar ou clicar no "X",muito obrigado pela atenção.

Adriana Gehlen disse...

não tem como escapar mesmo, não estaríamos aqui agora.

um viva, então.
Hauhaua

Júlia S. B. disse...

Gostei do texto. E concordo na parte que ninguém escapa.
Sou uma consumidora assídua, compro, compro, compro. E sei lá, às vezes acho que meu óculos da Prada me traz muito mais felicidade que o amor, por exemplo :(
Ou eu não encontrei o amor de verdade ainda...

isabela. disse...

a realidade é dura demais, então o homem precisa viver de um bocado de ilusão.
mas mal sabe que essa ilusão é tão verdadeira, fake e degradante.

ou sabe, e não quer saber.

(gosto de HQ sim :D)

*voltei :D